Sobre o Bodynamic
O Bodynamic Analysis é um sistema pioneiro de psicologia somática do desenvolvimento, baseado em 40 anos de pesquisa, que integra desenvolvimento psicomotor, psicologia cognitiva, neurociências, teoria do apego, estudos sobre trauma e dissociação, tendo ênfase especial na qualidade do contato e em relacionamentos saudáveis. Assumimos como pressuposto que sentir uma mútua ligação com outros, mantendo a própria dignidade é a experiência mais fundamental do ser humano; o nosso drive mais profundo, nosso anseio mais básico. Propiciar essa experiência é o objetivo do nosso modelo terapêutico. O corpo é integrado na terapia através de um preciso conhecimento da relação de músculos específicos com cada fase do desenvolvimento e com recursos psicomotores como centramento, estabelecimento de limites, grounding, etc. Uma típica sessão de Bodynamic segue as seguintes etapas:
- Estabelecimento do contato e escuta do cliente (inclui a observação da expressão corporal, movimentos, estados emocionais e fala).
- Pedimos ao cliente um exemplo concreto de sua queixa. Além da descrição factual, perguntamos sobre sensações e emoções.
- Trabalhamos com o exemplo: fazer, dizer, sentir o que está faltando.
- Ensinamos ao cliente novos recursos tanto verbais como corporais e sugerimos práticas e tarefas para casa.
Como terapeuta Bodynamic você aprenderá:
- Um preciso processo diagnóstico através do Bodymap (mapa corporal), leitura corporal, observação da linguagem e comportamento do cliente.
- A desenvolver e usar sua própria consciência corporal.
- A ensinar aos clientes a sentirem seu corpo e a expressarem suas sensações e emoções verbalmente.
- A usar o espelhamento, exercícios psicomotores, verbais e energéticos que estimulam o desenvolvimento das funções do ego, entre as mais básicas: centramento, grounding e limites.
- Um efetivo modelo de comunicação e resolução de conflitos chamado Bodyknot.
- O uso de role playing.
A terapia analítica Bodynamic é bastante efetiva no trabalho com:
- Questões precoces do desenvolvimento (incluindo questões pré-natais).
- Traumas de choque e experiências de pico.
- Resolução de conflitos.
- Trabalho com grupos.