Funções do Ego

As Funções do Ego

Várias décadas de pesquisa levaram a Análise Bodynamic a distinguir onze categorias de função psicológica, que nós chamamos as Funções do Ego. Cada músculo do corpo, e os grupos de músculos relacionados, incorporam um conteúdo psicológico altamente específico, que está associado a uma Função do Ego, e, às vezes, a mais de uma.

A responsividade, ou capacidade de resposta, que o terapeuta observa através da palpação de um músculo particular oferece informações sobre os padrões das Funções de Ego do cliente – e, ao mesmo tempo, informações sobre as Estruturas de Caráter e respectivo estágio de desenvolvimento na infância. Ao combinar essas duas camadas de informação, oferecemos uma nova compreensão cognitiva relevante para o processo terapêutico. Enquanto trabalhamos os músculos em questão – à mão ou através do movimento – ajudamos a trazer à superfície o conteúdo psicológico do músculo particular, e uma série de correspondências para Estruturas de Caráter e Funções do Ego específicas.

As 11 Funções do Ego descritas dentro desse modelo são:

CONEXÃO

Saber receber, conectar, abrir o coração; aceitar apoio, sentir-se apoiado, fazer contato com o coração aberto.

POSICIONAMENTO

Posicionamento existencial; postura em relação à vida; equilíbrio para a ação, posicionamento pessoal; estar de pé por conta própria; posicionamento sobre valores e normas; orientação (manter ou perder a cabeça).

CENTRAMENTO

Preencher-se (de dentro); ser você mesmo em todos os diferentes papéis; sentimentos de autoestima.

LIMITES

Espaço individual (limites energéticos); autoassertividade (abrindo espaço para si mesmo nos contatos sociais).

Click here

Capacidade de manter o próprio chão, sentir-se enraizado e apoiado por ele; relação com a realidade; relação com a espiritualidade.

GERENCIAMENTO DE ENERGIA

Equilibrar as suas próprias necessidades, sentimentos, desejos contra as expectativas dos outros; equilíbrio de manter-se inteiro/desistir; equilíbrio entre manter a fachada versus abrir-se nas interações; equilíbrio entre ser você mesmo e ser um membro do grupo; equilíbrio gerenciamento do estresse e sua resolução.

EQUILÍBRIO SOCIAL

Equilibrar as suas próprias necessidades, sentimentos, desejos contra as expectativas dos outros; equilíbrio de manter-se inteiro/desistir; equilíbrio entre manter a fachada versus abrir-se nas interações; equilíbrio entre ser você mesmo e ser um membro do grupo; equilíbrio gerenciamento do estresse e sua resolução.

HABILIDADES SOCIAIS

Orientar o alcance cognitivo; compreensão (receber algo bem o suficiente para manter-se com ele); compreensão da realidade; capacidade de aplicar compreensão cognitiva a diferentes situações; planejamento; contemplação-consideração.

AUTOEXPRESSÃO & AUTOASSERTIVIDADE

Criando espaço para mais carga emocional, contenção e descarga; gestão emocional; gerenciamento do estresse; autossuficiência; percepção e domínio da própria sensualidade, afirmação; afirmando-se em seu próprio papel; ímpeto para a frente e senso de direção.

PADRÕES DE CONTATO INTERPESSOAL

Padrões de proximidade e distanciamento; alcançando, agarrando e segurando; movendo-se em direção a si mesmo e segurando bem próximo; receber e dar a partir do centro; afastando (dizer não) e mantendo a distância; liberar, deixar ir.

GÊNERO & HABILIDADES DO GÊNERO

Consciência e experiência do próprio sexo, experiência do papel de gênero apropriado; capacidade para conter e/ou expressar a sensualidade e sexualidade.